quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Agricultura: Aquaponia, a solução mais saudável e mais económica

A Aquaponia alia a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição (nitrogénio) para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.
Com o sistema aquapônico é totalmente possível criar espaços sustentáveis, inclusive em áreas urbanas, produzindo o seu próprio alimento orgânico num ciclo totalmente integrado.

Comparativamente aos métodos tradicionais de cultivo, a Aquaponia apresenta vantagens enormes do ponto de vista ambiental, rentabilidade e outros:

  • não necessita de solo de qualidade, podendo funcionar em qualquer local, desde que haja acesso a água e energia eléctrica;
  • não utiliza químicos;
  • a produção de alimentos é 8 a 10 vezes superior à conseguida com os métodos tradicionais (menor espaço utilizado e maior rapidez de crescimento);
  • sendo um sistema fechado, consome 2 a 5% da água e 1/3 da energia utilizadas nos sistemas tradicionais de cultivo;
  • uma vez que a produção é efectuada em meio urbano, próximo do consumidor final, reduzem-se significativamente as deslocações (menor pegada ecológica e garantia de produtos mais frescos);
  • é um sistema facilmente replicável e simples de ensinar, podendo ser utilizado no âmbito de políticas de apoio a comunidades desfavorecidas;

- Algumas dicas em relação à água:

Para os peixes e os vegetais sobreviverem e viverem em harmonia é importante manter uma boa qualidade da água. Deve ser testada pelo menos semanalmente, e tão frequentemente quanto 3-4 vezes por semana. 

A concentração de Amoníaco e Nitrito deve ser inferior a 0,5 ppm. 

Atingir um pH neutro, ou 7.0, é um compromisso entre o produtor, as gamas óptimas dos peixes, das plantas e das bactérias. No caso dos peixes,  o pH deve ser entre 6,5 e 8,0. Nas plantas, entre 5,0 a 7,0 e para as bactérias de 6,0 a 8,0. 

Melhores métodos para aumentar o pH se baixar à volta de 6.6:
  • Hidróxido de cálcio - "cal hidratada" ou "cal do construtor";
  • Carbonato de potássio (ou bicarbonato) ou hidróxido de potássio ("pearlash" ou "cloreto de potássio").
Se possível, alternar entre esses dois cada vez que seu sistema precise de aumentar o pH , de forma a otimizar cálcio e potássio que as plantas irão apreciar.
Algumas pessoas usam carbonato de cálcio naturais (cascas de ovos, cascas de caracol, conchas do mar), não há mal nenhum, mas eles levam muito tempo para se dissolver e afetar o pH. 

Melhores métodos para a redução do pH, se for acima de 7,9:
  • Ácidos como o nítrico ou fosfórico, as plantas podem utilizar o nitrato ou fosfato produzido;
  • Outros ácidos, como o vinagre (fraco), ácido clorídrico (forte) e sulfúrico (forte) - último recurso adicionando como diretamente esses ácidos para o seu sistema pode ser estressante para os peixes.
Tenha cuidado ao acrescentar ao seu sistema algo que contém sódio, uma vez que pode acumular-se ao longo do tempo e causar danos as suas plantas.
Não use ácido cítrico porque é anti-bacteriana e diminui a flora bacteriana que compõem o filtro biológico.

- Peixes (exemplos comuns):

  • Carpa 
Resultado de imagem para Carpa

Cyprinus carpio, conhecida popularmente como carpa e carpa-comum, é um peixe teleósteo da família Cyprinidae, com corpo alongado e escamas grandes, cabeça triangular, olhos pequenos, lábios grossos e possui a boca proeminente com um barbilho em cada lado. A barbatana dorsal é longa e raiada. Possui o dorso acastanhado esverdeado, flancos dourados e ventre amarelado.
Originária de grandes lagos e rios da Ásia, Europa e África, onde as populações selvagens enfrentam risco de extinção, é muito difundida como peixe de criação em vários ambientes nos quais pode ser considerada espécie invasora por se adaptar facilmente. 
É a terceira espécie mais introduzida em todo o mundo, pode viver até aos 20 anos de idade podendo atingir cerca de 30 kg. Foi cultivada em mosteiros europeus durante a Idade Média para alimentação porque notáveis qualidades de proliferação e de resistência a águas desoxigenadas.
  • Tilápia

Tilápia, conhecida em Angola por Cacusso e no Brasil como Saint Peter, é o nome comum dado a várias espécies de peixesciclídeos de água doce pertencentes à sub-família Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. Eles são nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte e são agora comuns na Flórida, Texas e partes do sudoeste dos Estados Unidos, sul e sudeste do Brasil.
Tilápias são fáceis de manter em aquário, já que elas conseguem espaço suficiente neles. Elas se reproduzem facilmente e crescem rápido, mas são perigosas para qualquer outro peixe pequeno. A maioria das espécies são reprodutores de superfície mas alguns protegem sua cria em sua boca.
As tilápias são criadas para alimentação humana, sendo sua carne bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Em algumas regiões o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde crescerá até o tamanho pronto para o consumo (12–15 cm), simultaneamente à época em que o arroz estará pronto para a colheita.
A tilápia-do-nilo foi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos Egípcios (4000 anos), é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Eles preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas. É um peixe adaptável à água salgada.

- Plantas (exemplos comuns):



Alface, tomate, pepino, rúcula, ervas aromáticas, etc, estima-se que as primeiras colheitas aconteçam ao fim de dois meses.

Não esqueça que a luz solar é de suma importância para o processo de fotossíntese das plantas, precisando de uma incidência de sol de no mínimo 6 horas por dia para um crescimento saudável. 
Para mais informações e detalhes técnicos consultem por exemplo estes sites: 
E como vão surgir mais perguntas e mais dúvidas... aqui está uma lista  em forma de resume, que pode ajudar muito: 
P@r Odnanref Osodrac

Fontes: 

1 comentário:

  1. Começamos a pouco tempo com a aquaponia. Introduzimos 4000 alevinos de tilápias. Iniciamos com a ração 01 mm e 45% de proteínas durante os dois primeiros meses. Já passamos a fase da mortalidade e agora se equilibrou. Não estão havendo mortes dos peixes. Porém não estou sentindo um bom desenvolvimento em termos de peso. Quais os fatores podem estar influenciando. Os maiores estão na faixa de 160 gramas com 4 meses

    ResponderEliminar

Qualquer mensagem inapropriada não será considerada.